Arquitetura 32 ou 64 bits ? Você sabe a diferença ?

   Acredito que esta seja a dúvida de muitas pessoas, qual a diferença entre sistemas operacionais com arquitetura 32 e 64 bits ?  Qual delas é a melhor ?  Neste post irei tirar algumas dúvidas de forma bem clara relacionadas a arquiteturas 32 e 64 bits quando devo usar uma e quando devo usar a outra, onde vejo qual arquitetura esta instalada em minha máquina e muito mais .

Primeiramente vamos ver qual arquitetura está instalada em nossa máquina :

Para isso clique no  menu iniciar e em seguida clique com o botão direito em  computador e em seguida em propriedades , feito isso abrirá esta página :



    
Principal diferença entre as arquiteturas 32 e 64 bits : 

Note que em tipo de sistema operacional na imagem acima , está informando a arquitetura do meu sistema operacional, note também que em memória Ram instala tem 4GB porém só tem 3,25 GB de memória utilizável, e esta é a principal diferença entre o sistema operacional de 32 e o de 64 , o sistema operacional de 32 bits só reconhece 3,25 GB de memória Ram independente se você tenha 4GB ou mais ele só reconhecerá os 3,25GB.

Quando devo utilizar 32 e quando devo utilizar 64 bits :

Esta resposta vai variar do tipo de máquina que você tem em mãos.
Para maquinas mais robustas com mais de 3 GB de memória RAM instalada seria interessante instalar a arquitetura de 64 bits para um maior aproveitamento, porém deve-se levar em conta se o seu processador suporta tal arquitetura.

Para maquinas mias modestas com menos de 3 GB de memória RAM instalada recomenda-se instalar a arquitetura 32 bits que é mais leve .

Prós e contras :

Pros 32 bits : Sistema operacional mais leve , e maior compatibilidade de aplicativos e drives.
Contras 32 bits : Reconhece apenas 3,25 GB de memória RAM.

Prós 64 bits : Evolução da arquitetura de 32 bits , reconhece mais de 3,25 GB de memória RAM
Contras 64 bits : Nem todos os drives e aplicativos são compatíveis com tal arquitetura.

Como descobrir se seu processador suporta arquitetura 64 bits :

Existe no mercado um programa bem conhecido chamado EVEREST, ele informa tudo que está instalado em nossa máquina inclusive nosso processador e ele também informa qual arquitetura suporta o  processador .



Nesta imagem mostra o EVEREST em funcionamento, este processador suporta 64 bits, lembrando que todo processador que suporta 64 bits também suporta-rá 32 bits.

Qual arquitetura é melhor ?

Depois de tudo que vimos até agora, devemos concordar que não tem uma arquitetura melhor do que a outra, mas a que melhor se encaixa à máquina em questão, porém não podemos deixar de lembrar que a arquitetura 64 bits é a evolução da 32 bits que provavelmente ficará extinta ao longo dos anos.



Créditos : Informática Racional



   

Comentários